DICAS: faculdade

Source: we♥it

As férias chegaram, para a maioria das pessoas, principalmente os estudantes da escola. Esse ano acabei de concluir o segundo ano do ensino médio.

No meu último dia de aula, tive um "testão" de todas as matérias, daqueles que levam uma semana para estudar tudo e ainda sentir que não estudou o suficiente, sabe? No meio da prova a coordenadora entrou na sala pra dar alguns recados. Entre eles, ela disse: "Para quem vai pro terceiro ano, só uma dica: descansem MUITO nessas férias, porque ano que vem vocês não vão ter nem fins de semana praticamente". Isso me assustou bastante, pra falar a verdade. 

Nós estudamos quase a nossa vida inteira pra fazer uma única prova, que vai decidir o seu futuro. E não é uma prova qualquer, é uma prova extremamente difícil e disputada. Aí em meio a toda essa pressão, você ainda tem que decidir o que você vai fazer pro resto da sua vida. Não é fácil, mas todos esperam a sua decisão. 

Eu, que já tenho a minha escolha em mente, já sofro com toda essa pressão, mesmo antes de começar o terceiro ano. Dá agonia só de pensar no quanto vou estudar e na grande chance de eu falhar. Por isso, achei bem legal fazer esse post contando um pouco sobre como eu cheguei à minha decisão e ajudando vocês a escolher:

1. Em primeiro lugar, você precisa excluir todas as matérias que você odeia na escola. Se você odeia matemática, exclua engenharias, arquiteturas etc. Claro que muitos cursos precisam de algumas matérias que você não gosta, mas você pode excluir as que mais a utilizam

2. Agora você precisa escolher as matérias que você mais gosta, das que sobraram. Geralmente sobram uma ou duas, como eu, que deixei biologia e química. Você vai perceber que as matérias restantes têm algo em comum.

3. Dentro dessas matérias que você escolheu, pesquise o que você gostaria de fazer no futuro. Por exemplo, se você gostaria de trabalhar em editoriais de revista, procure por jornalismo. Eu escolhi trabalhar com a área de pericia criminal, por isso optei pelo curso de biomedicina

4. Depois de ter algumas opções de cursos, pesquise mais sobre os escolhidos e coloque em um papel os prós e os contras de cada uma e opte por aquela que vai te deixar mais feliz, porque afinal, é a sua vida toda em jogo. 

Source: we♥it

P.S.: não procure o curso pelo salário recebido. Não adianta você receber muito se não é feliz com o que você faz. O importante é gostar da sua área, o salário vem como consequência. Se você fizer o trabalho que gosta, vai fazer com mais empenho e consequentemente ganhar mais! :)

Espero ter ajudado à todos nessa dúvida cruel, e espero que todos vocês consigam aguentar a pressão do terceiro ano do ensino médio e entrem na faculdade dos seus sonhos! ^-^

Nenhum comentário:

Postar um comentário